Sergio Zini é sócio da Brasilpar desde 2022, onde é responsável pela originação e execução de operações de M&A e assessoria empresarial.
Sergio é um executivo sênior com experiência comprovada na gestão de cadeias de valor em negócios globais, com carreira ascendente no Grupo Solvay, alavancando continuamente resultados por meio da excelência operacional nas áreas Química, Materiais, Mineração, Papel e Celulose, Energia, Petroquímica, Distribuição e Logística. Possui forte atuação internacional, com experiência de trabalho de 10 anos na América do Sul, Europa e mais recentemente nos EUA, liderando equipes multiculturais (multitalentos) em processos de turnaround, reestruturação organizacional e reposicionamento de unidades de negócios, com resultados positivos impacto em seu EBITDA e Fluxo de Caixa. Antes de ingressar na Brasilpar Sergio atuou como VP Executivo para o negócio de Soluções de Tecnologia da Cytec Industries nos EUA (2018/2021), Lider da Excelência na Cadeia de Suprimentos e Diretor Global de Logística e Embalagem (2013/2017) em Bruxelas e como Diretor Geral do Setor Químico do Mercosul (2010/2012).
Sergio é graduado em Engenharia Mecânica pelo IMT (Escola de Engenharia Mauá) – São Paulo – BR, possui MBA com ênfase em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) São Paulo – BR e formação executiva sênior pela – London Business School, Londres – Reino Unido e IMD Business School, Lausanne – Suiça
Sergio projetou e implementou o conceito de Cadeia de Valor Integrada em diversos negócios da Solvay.
Em 2015, liderou o time de Supply Chain do IMO (Integration Management Office) após a grande aquisição da Cytec Industries pelo Grupo Solvay nos EUA.
Nesse período, atuou de forma decisiva no desenho da nova organização pós-aquisição, com foco em melhoria da diversidade e preservação de aspectos relevantes das distintas culturas.
Como membro dos Conselhos de Administração das unidades do Grupo Solvay na Argentina, Chile e Brasil, participou ativamente das decisões de compra e venda de ativos e portfólios de negócios em toda a região.
Entre 2002 e 2015, integrou diversas associações setoriais no Brasil, entre elas:
Na Europa, foi também membro do conselho da:
Brasilpar © 2025. Todos os direitos reservados.